Voltar

5 praias fluviais perfeitas para as férias de verão

julho 10, 2020 10:14 am

As praias fluviais têm um ambiente diferente das praias marítimas, de alguma maneira proporcionam momentos de lazer onde desconectamos do que é secundário e conectamos mais às nossas origens terrestres. Ao contrário das praias de mar, junto dos rios vive-se mais devagar, talvez porque os cursos de água estão em perfeita comunhão com a natureza, os montes e as árvores. Até o público parece distinto, vê-se mais pessoas jovens amantes de piqueniques, de geleiras e de desportos náuticos. Tudo pode conviver pacificamente, tudo é muito calmo. Praticamente, não há vento junto ao rio e não vai apanhar aquele nevoeiro marítimo chato que despoleta comentários do tipo: « – Ah! Mas como! Como é possível estar assim… tudo nublado! Estava tanto calor na nossa zona». Prepare o colchão de água, a bóia, a prancha de bodyboard e venha conhecer estes pequenos paraísos fluviais.

 

1. PRAIA FLUVIAL DO AGROAL

Distância de Fátima: 30km

A Praia Fluvial do Agroal está aberta ao público desde o dia 1 de julho e prolonga-se até 15 de setembro. É uma praia diferente das outras: tem uma presa de água de temperatura bem fria (comparando com as outras praias) e por ter propriedades terapêuticas desde 1930. Trata-se da maior nascente de água do rio Nabão. Desde 2017 que recebe o galardão de bandeira azul pela qualidade da água e gestão ambiental do espaço. O espaço este ano está limitado a 200 pessoas e tem uma pequena zona de chapéus de sol.  Quer saber como lidar com um dia de calor abrasador: refrescar na água gelada do Agroal.

 

2. PRAIA FLUVIAL DOS OLHOS DE ÁGUA

Praia Olhos d'Água

Distância de Fátima: 30km

A Praia Fluvia dos Olhos de Água faz parte da nascente do rio Alviela e é um paraíso de águas cristalinas.  Tem um pequeno areal e uma zona verde envolvente, cheia de árvores que são o melhor chapéu-de-sol possível para relaxar em dias de calor. Há churrasqueiras e mesas para realizar um piquenique e um percurso pedestre para descobrir as galerias subterrâneas. Tem de conhecer este local de paz e tranquilidade, um pequeno paraíso aquático no concelho de Alcanena.

 

3. PRAIA FLUVIAL LAGO AZUL

Distância de Fátima: 61km

Um dos principais destinos turísticos de Ferreira do Zêzere, onde se destaca a beleza natural e o clube náutico do Lago Azul. Assim que começar a descer para a zona do rio vai reparar no cenário de filme, a água do rio é de um azulão inconfundível e contrasta com o verde dos montes ao redor. É o cenário perfeito para uma tarde de sol e rio. Os mergulhos neste paraíso azul são tão relaxantes que fazem esquecer tudo o resto. Pode desfrutar das várias atividades náuticas, da piscina flutuante e de toda a natureza pura de forma gratuita.

 

4. PRAIA FLUVIAL ALDEIA DO MATO

Distância de Fátima: 65km

A Praia Fluvial da Aldeia do Mato, parte da albufeira da Barragem de Castelo de Bode, pode parecer semelhante à anterior, mas apenas pela plataforma na água. Tem um espaço maior parte estender a toalha na areia e ainda pode manter a distância de 2 metros face ao vizinho (se for de manhã ou ao começo da tarde). Tem uns passadiços que ligam o café a zona de praia e que servem de sombra para alguns visitantes. Tirando isso as árvores não são muitas à beira rio, mas a experiência é merecedora. Cenário de pura tranquilidade só interrompido com o barulho de uma ou outra mota de água.

 

5. PRAIA FLUVIAL DE CONSTÂNCIA

Distância de Fátima: 69km

Localizada na zona ribeirinha da vila de Constância, esta praia fluvial é uma delícia. Aqui é onde o rio Zêzere se encontra com o Tejo, uma verdadeira obra hidrográfica. Tem um bom areal e uma zona relvada onde pode relaxar ou fazer um piquenique. Se não veio preparado tem vários cafés e restaurantes para petiscar. É também um sítio muito conhecido para os amantes de canoagem que normalmente iniciam aqui uma descida de rio. Na zona da vila pode visitar o Centro de Ciência Viva, que também mencionamos neste roteiro.

Anabela Oliveira

 

 

Voltar