Voltar

O que fazer num fim de semana em Fátima

julho 28, 2020 3:37 pm

Está a pensar ir de férias mas não sabe bem para onde devido às limitações de viagens? Porque não escolher um destino imprevisível no centro de Portugal, onde a população é menor e onde existem inúmeras actividades exteriores no meio da natureza? É com o objectivo de desmistificar a ideia de que Fátima é apenas religião que criámos este roteiro de um fim de semana divertido e com muito para aproveitar na zona centro.

Sábado

 

Aventuras para crianças e adultos. Fotografia: DR

9h Acorde e tome o pequeno almoço no seu hotel. De seguida, pegue no carro e vá até ao recém inaugurado Parque Aventura dos Pousos, em Leiria, para um resto de manhã que promete ser divertido.  Fica apenas a 20 km do hotel (meia-hora). Queda livre de 12 metros, uma bicicleta voadora ou um salto Tarzan são algumas das loucuras que os participantes são convidados a realizar. Com bilhete individual ou pack família, a partir dos 11 euros por pessoa e duração máxima de 1h30. Localizado junto ao parque de merendas e infantil, dos Pousos, vai estar aberto todos os dias até setembro.

12h30 Depois de uma manhã bem animada (ou pelo menos assim o esperamos) é tempo de reforçar energias com o almoço. A região de Leiria tem uma grande oferta de restaurantes. A nossa sugestão depende muito do gosto de cada um, mas o restaurante japonês Ginkgo, que fica na Rua de Ourém, junto à rotunda do hospital, logo a seguir aos Pousos parece uma escolha acertada, sem desviar caminho, com a melhor opção qualidade/preço de sushi na cidade. Um pouco mais à frente, a famosa Pizzeria Rossini, a servir desde 2004, na Rua Miguel Torga, junto à rotunda da Galp, é outra boa opção a caminho.

Praia Velha São Pedro de Moel. Fotografia: DR

14h Depois de almoço siga em direcção à Praia Velha de São Pedro de Moel. São cerca de 25 km, meia-hora, de Leiria à praia. Aproveite para relaxar durante a tarde, o areal é muito extenso e terá espaço para o distanciamento social. Ao lado tem o bar Old Beach Club que convida a um lanche à beira-mar.

18h30 Esta é uma boa hora para sair da praia a um sábado e para conseguir chegar a Fátima por volta das 19h30. Se optar por ficar hospedado num apartamento-hotel pode confeccionar em casa o seu jantar favorito, se estiver em regime de alojamento apenas, poderá sair, deambular pela cidade e escolher um dos muitos restaurantes recomendados, como n’ A Cave,  onde os chefs de cozinha Ângelo Gil e João Rodrigues conseguem proporcionar uma experiência gastronómica completa.

Domingo

 

Só na região da Batalha tem 4 percursos pedestres demarcados

9h Tome um pequeno almoço reforçado, esta manhã é reservada a outra aventura. Para conhecer melhor a Serra de Aire, recomendamos que faça o, PR2, percurso pedestre do Buraco Roto (se tiver bicicleta tem a opção de caminhos próprios para BTT também nesta zona). O início da caminhada é no Largo Praça da Fonte, no Reguengo do Fetal, a 11 km de Fátima. Estima-se que demore cerca de 2h30 a dar a volta por entre caminhos rurais, carreteiros e calçada.

13h Regresse de carro até à zona do Parque de Merendas da Pia do Urso e, para um almoço «fora da caixa» faça um piquenique completo, com tudo a que tem direito depois de tanta atividade física.

Observação de aves no Paul do Boquilobo

14h30 Para terminar um fim de semana cheio de aventura aproveite o resto da tarde na Reserva da Biosfera do Paul do Boquilobo.  Está classificado como Reserva Natural desde 1980, integra, igualmente, a Rede de Reservas da Biosfera (UNESCO) e a Lista de Zonas Húmidas de Importância Internacional – é uma zona húmida, rica em aves, em particular colónias de garças e anatídeos, e em flora, destacando-se os maciços de salgueiros, plantas aquáticas e caniçais. É possível passar uma tarde de domingo a observar a fauna e a flora envolvente, uma excelente oportunidade para desligar a sua atenção das redes sociais e dedicá-la a observar o comportamento das aves na reserva. Pode fazer o download da aplicação iNaturalist e ir aprendendo mais sobre as espécies que o rodeiam.

Anabela Oliveira

Mais sugestões de percursos pedestres aqui.

Voltar